terça-feira, 8 de outubro de 2013

FESTA DO BOI

Conheça a história do Parque Aristófanes Fernandes, no RN
Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (Foto: Divulgação/Anorc) 
Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (Foto: Divulgação/Anorc)
A maior exposição de animais e máquinas agrícolas do Rio Grande do Norte, a Festa do Boi, chega a sua 51ª edição este ano DE 11 A 20 DE OUTUBRO. Criado em 1962, o evento é realizado no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. O nome do parque é uma homenagem a ao ex-político potiguar nascido na cidade de Caraúbas, na região Oeste do estado, responsável por fundar a primeira fábrica de leite de maniçoba do estado. O parque é responsável por grandes movimentações agropecuárias no país, como a realização de leilões, desfiles e mostras de animais.

Saiba Mais
A história do parque começou no ano de 1949, quando surgiu em Parnamirim um parque de vaquejadas onde os trabalhadores rurais 'corriam' com os animais. Em 1953, o então governador Sílvio Pedroza implantou os primeiros galpões em alvenaria. Dois anos depois, a localidade passou a ser conhecida como Parque de Exposições, com a primeira mostra de animais e máquinas agrícolas sendo realizada em 1956.
 
Na década de 1950, na gestão do governador Dinarte Mariz, o espaço recebeu outras benfeitorias na estrutura. Em 1961, no governo de Aluízio Alves, o parque recebeu a primeira grande reforma, assumindo as dimensões atuais e a homenagem a Aristófanes Fernandes. Em 1985, durante a gestão do governador José Agripino, as exposições anuais passaram a ser chamadas de Festa do Boi.

Atualmente, o Parque de Exposições possui uma área de 27 hectares, com espaços construídos para exposições de bovinos, caprinos, ovinos, equinos, aves e demais criações. O local ainda conta com um laboratório de análises clínicas veterinárias, auditório para palestras e arquivos com registros dos rebanhos potiguares, além das sedes de várias associações de criadores filiadas à Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), como também o escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
*Com informações da Anorc
Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, palco da Festa do Boi (Foto: Divulgação/Anorc) 
Vista aérea do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, palco da Festa do Boi (Foto: Divulgação/Anorc)
Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário