terça-feira, 4 de agosto de 2015

Veja algumas frases de Lampião, o rei do cangaço

VIRGULINO FERREIRA
"Que negro bom para uma enxada. " Obs.: Aqui, Lampião confessa todo seu preconceito racial. Ele examinava as mãos de um juiz de Direito no interior da Bahia, por duvidar que ele era mesmo uma autoridade pelo fato de ser negro.

"Dinheiro eu tenho que só bosta de cabra em chiqueiro velho. " Obs.: Frase dita a um morador de uma pequena cidade de Sergipe que estranhou a quantidade de dinheiro que Lampião carregava.

"Diga a ele que eu não tenho medo de boi velhaco, quanto mais de bezerra. " Obs.: Recado enviado ao tenente João Bezerra, o homem que o matou em Angico.

"É Lampião que vai entrando, amando, gozando, querendo bem. Bom cumo arroz doce tando carmo. Zangado é salamanta." Obs.: Frase pronunciada em Capela (SE).

"Lá vêm os macaquinhos. Vamos pegar para criar que eles são bonitinhos." Obs.: Provocação referindo-se aos soldados, que os cangaceiros chamavam de macacos.

"Num sei pruquê eu nunca vi home corado na minha frente." Obs.: Dito em Queimadas, na Bahia, enquanto sangrava (enfiava o enorme punhal na fossa clavicular) sete soldados da polícia.

"Quando cubro um macaco na mira do meu rifle, ele morre porque Deus quer; se Deus não quisesse, eu errava o alvo. "
Obs.: Expressão jocosa, em frente a um bar na Bahia.

http://blogdosenadinho.blogspot.com.br/

16 comentários:

  1. Sera que Lampião foi mesmo tão mau assim, sera que essas e outras historias são veridicas, ou foram contadas ou escritas por pessoas ligadas aos coroneis e fazendeiros desta época que so vizava seu lucro, mandando matar quem estive se em seu caminho, sera que se um maldito coroneu não tivesse matado os pais de Lampião, ele seria cangaçeiro??? como poucas pessoas sabem que as volantes(policia) da epoca eram sustentadas pelos grandes fazendeiros ou seja faziam oque eles queriam,DEIXO A PERGUNTA NO AR, SERA QUE SE NOSSOS PAIS FOSSEM MORTOS PELO SIMPLES PEDAÇO DE TERRA NÃO REAGIRIAMOS DE FORMA PARECIDA, SE VIVERSIMOS NA ÉPOCA DE LAMPIÃO, VAMOS PENSAR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era um bandido e sem escrúpulos,más infelizmente o povo brasileiro carrega consigo um pensamento marxista, esse pelo qual quer transformar um facínora desses em um herói, ou pior em um santo.

      Excluir
    2. A falta de conhecimento de muitas pessoas nos entristece, você precisa estuda mais: a republica velha, o coronelismo etc.. mais de forma critica para entender, as evidencias históricas do verdadeiro Lampião E BEM DIFERENTE DO QUE VOCÊ PENSA SER VERDADE ... um exemplo: 18 de junho de 1927 em Mossoró uma cangaceiro. José Leite de Santana o Jararaca... HOJE a população que conhecer a historia tem maior admiração e respeito pelo túmulo do cangaceiro do que pelo prefeito que impediu a invasão do grupo na cidade.

      Excluir
  2. Sou neto de integrante da Volante... que inclusive estudou com Lampião na sua infância. Ainda hoje temos uma pequena propriedade no local onde eles nasceram e cresceram. Posso passar o que as pessoas que cresceram e conviveram com ela me falaram: Era um facínora... seu irmão teve a mesma educação e foi pessoa de bem; meus avós e tios avós viveram a mesma realidade na região e não furtaram, não estorquiram, não sequestraram nem tampouco mataram gente inocente. Na vila dos meus antepassados mulheres e crianças aprendiam a atirar para se protegerem de lampião... pois nem a força pública nem o exército conseguiu contê-lo. A volante foi a forma que na época a solução encontrada... combater lampião com seus próprios conterrâneos... Somente a resistência e a inteligência do Sertanejo para poder dar combate contra um bandido nordestino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que a eleição de Lampião, como outros bandidos contemporâneos vem da mídia, mais do que do povo e isso pela má interpretação do humor nordestino ao lidar com seus espinhos. Verdade é que não temos heróis e, se temos, foram esquecidos.

      Excluir
    2. Vidal de negreiros ,Barreto de Menezes ,Felipe camarão herói temos Agora o povo nordestino se indentifica com lampião por sua valentia por ser destemido

      Excluir
    3. Na Inglaterra transformaram um assaltante, bandido em Robin Hood. Herói Nacional que tomava dos ricos para dar aos pobres. Nos EUA, vários bandidos à começar do famoso Jess James, viraram heróis e até hoje fomentam lucros absurdos na indústria cinematográfica. Aqui, no Brasil, lampião (injustiçado) entra no cangaço e é o eterno bandido para muitos.

      Excluir
  3. Os coronéis matavam quem estivesse em seu caminho,porque o lampião não podia matar.

    ResponderExcluir
  4. Os coronéis matavam quem estivesse em seu caminho,porque o lampião não podia matar.

    ResponderExcluir
  5. Andre, não discordo do seu pensamento, muito menos do que disseram seus parentes antigos, mas se matassem hoje teus pais de forma barbara tu pensaria diferente ou se acovardaria como os cabras frouxos e mansos daquela época?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso, quando leio, assisto ou escuto algo sobre Virgulino, lembro de minha mãe dizendo: ´´Meu filho, o que é um peido para quem já tá cagado?`` Já que desgraçaram a vida dele, ele quis agradar sendo o que o transformaram.

      Excluir
  6. Vamos pra verdade dos fatos sem críticas lampião era um bandido de fato mas o movimento q ele liderou o cangaço fez as autoridades abrirem os olhos pra o q acontecia com aquele povo do sertao nordestino q vivia sofrendo e escravizados pelos coronéis ,q até hoje ainda em muitas cidades do sertao quem manda e desmanda e quem tem o dinheiro a pistolagem reina E lampião ficou com seu nome na história porque se revelou contra esse sistema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado ninguém fala de Pedro Alves Cabral que pelo meu pouco conhecimentos era pior que lampião.

      Excluir
  7. Descente mente um juiz de direito do Rio de Janeiro, foi realocado em uma cidadezinha do interior do nordeste. De serviço nesta comarca, o mesmo mandou as terras de um cidadão a leilão. Até aí tudo bem, ele é o homem das leis, é quem tem o facão grande. Mas é como Lampião dissia: Se, os homens da lei não fazer justiça, então a solução é passar ele na bala. Voltando as terras leiloadas. Sabe quem foi a arrematante ? Não. Então eu lhe conto. Foi a mulher do próprio juiz. Sabe o que lhe aconteceu? Passou lhe na bala.

    ResponderExcluir