quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

NOTÍCIAS DO CAMPO

O jeito de plantar o milho pode ter efeito na produção da lavoura
O milho é, hoje, o cereal mais expressivo cultivado no país. A cada safra, são verificados aumentos na produção total e na produtividade. A média da produtividade é menor do que 4.000 kg/ha, muito baixa se considerados os potenciais que as sementes de milho têm, sobretudo os híbridos. Já se obteve, a título de curiosidade, mais de 16.000 kg/ha em concurso de produtividade. Portanto, é perfeitamente possível se aumentar a produtividade e, consequentemente, a produção do milho no Brasil sem grandes aumentos de área plantada.

Na cultura do milho, o correto manejo é fundamental para o sucesso da lavoura. Escolher bem a semente, colher na hora exata é muito importante; mas nada disso será suficiente se alguns passos, durante o crescimento das plantas, não forem bem observados. O controle correto de doenças, pragas e plantas daninhas, por exemplo, é essencial.

A densidade de plantio, que é o número de plantas por unidade de área, e o espaçamento, que é a distância entre as fileiras, também são itens muito importantes para o sucesso da lavoura do milho. 

da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário