quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CULTURA NORDESTINA

Reconhecimento à mestra Dina
Vaqueira Dina Martins no Santuário Franciscano. Ela preserva a tradição de sua categoria profissional, divulgando a cultura sertaneja no País FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, divulgou, no Diário Oficial da União, a homologação do resultado do Prêmio Culturas Populares Edição de 100 anos de Mazzaropi.

Foram selecionados 170 projetos de reconhecimento a Mestres da Cultura popular, entre eles, o da mestra Dina Martins, vaqueira e aboiadora do sertão ceareanse - Canindé, e outros nove projetos contemplando In Memoriam pelo trabalho realizado por mestres já falecidos, como o poeta e repentista nordestino, Patativa do Assaré.

Além destas categorias, também foram classificados, 55 grupos formais de Cultura Popular em todo País e 155 grupos informais. Dentre eles o grupo de reisado Mestre Nel Ramos, do Assentamento de Ipueira da Vaca, em Canindé.

O Prêmio Culturas Populares foi instituído pelo Ministério da Cultura no ano de 2007, como forma de reconhecer e fortalecer a atuação exemplar de Mestres, Grupos e Comunidades praticantes de expressões da cultura popular do País.
Abrange um amplo leque de expressões da cultura brasileira, que vão desde práticas religiosas, rituais e festas populares, mitos, narrativas orais, medicina popular, alimentação e culinária, grafismos, danças e outros.
diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário