quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

NÃO QUEIRA SUBIR NA VIDA FAZENDO OS OUTROS DE ESCADA

* O balde de leite *

Uma mulher ia andando
A caminho do mercado.
Levando um balde de leite.
Sobre a cabeça, colocado.
Enquanto ela andava,
Alguma besteira pensava
Num campo imaginado.

Ela pensava no dinheiro
Que possivelmente ganharia
Com a venda do leite.
E pensando alto dizia:
- Comprarei umas galinhas.
E como elas serão minhas
Botarão ovos todos os dias.

Venderei os ovos a bom preço.
Com o dinheiro, comprarei.
Um vestido e um chapéu novo.
Da cor que sempre desejei?…
Verde, a cor que me assenta bem.
Ficarei linda como ninguém.
Do jeito que sempre sonhei.

Vestida com o vestido novo.
Os rapazes me admirarão,
E ao passarem por mim
Galanteios me dirão.
E eu sacudirei a cabeça…
Muito embora não pareça,
Vão comer em minha mão.

…E sacudindo a cabeça.
O balde caiu no chão
E o leite espalhou-se.
Na mesma ocasião.
E com o balde vazio…
Todo o seu sonho sumiu
Que terrível decepção.

Não adianta sonhar alto
Tirando os pés do chão.
Dê um passo de cada vez
Examine a situação.
Não sonhe com o impossível.
Não seja tão insensível.
E depois me dará razão.

Não vá esnobar os outros
Fazendo algo errado.
Sentindo-se superior.
Poderá ser castigado.
Não vá fazer longos planos
E cometer algum engano
Com um sonho exagerado.
Claudia Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário