segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ENCONTRO DE PROFETAS

Cidade cearense receberá “profetas da chuva” para avaliação do inverno de 2014

Como manda a tradição, a cidade de Quixadá (Ceará) será sede da próxima edição do Encontro dos Profetas da Chuva.

De10 a 12 de janeiro de 2014, estudiosos acadêmicos, políticos, estudantes e profetas da chuva do Sertão Central cearense se reunirão para lançar as previsões do inverno de 2014.

A programação começa na sexta-feira (10) com a sétima edição do festival Encanta Quixadá. A apresentação de violeiros e trovadores vem reunindo, desde o ano de 2007, cantadores da moda nordestina na praça da Fundação Cultural.


Na manhã do sábado (11), acontecerá a abertura oficial do evento, quando cerca de 30 profetas convidados irão expor suas previsões na Associação de Ouvinos e Caprinos do Estado do Ceará (Acocece).

Durante a tarde, a programação traz o Seminário Convivência no Semiárido. Na ocasião, estarão presentes pesquisadores e educadores da área que irão discutir sobre as melhores condições de vivência em regiões de semiárido. O encontro encerrará no domingo (12) com um café da manhã e bate-papo livre com os profetas, além de uma atração cultural.

 
 Previsões são realizadas por sertanejos
Sertanejos com um conhecimento particular a respeito das manifestações da natureza que emitem sinais sobre os períodos de chuva ou seca no Nordeste brasileiro. Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos.

Os interessados nesse conhecimento, ou seja, aqueles que têm um vínculo significativo com a terra, aprendem como construir suas próprias previsões singulares através da convivência, do crescimento, de um entendimento próprio e de um conjunto de sinais – as experiências.

 
Na cidade de Quixadá, desde 1996, se realiza o Encontro Anual dos Profetas da Chuva, onde estes anunciam publicamente as suas previsões para a próxima estação chuvosa na região.

O encontro acontece tradicionalmente no segundo sábado de janeiro, em um local aberto para o público. Aqueles que se identificam como profetas são apresentados por Helder Cortez, um dos organizadores do encontro, e depois cada um tem sua vez de falar, incluindo a previsão e uma breve descrição dos métodos usados para chegar àquela conclusão.

 
 Na edição de 2013, compareceram cerca de 50 profetas, que previram, em sua maioria, um inverno fraco para a região, o que está sendo constatado com o pouco número de chuvas na região e a vivência de uma das piores secas do Nordeste.

O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central e uma produção da Mungango Produções.

SERVIÇO
XVIII Encontro de
Profetas da Chuva, de 10 a 12 de janeiro de 2014, na Associação de Ouvinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE),
acesso pela estrada do açude Cedro, KM 3, em Quixadá. Mais informações: (85)3032.3333


Nenhum comentário:

Postar um comentário