segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

É FANTÁSTICO

Vítimas da seca no Nordeste recebem água contaminada em caminhões-pipa
Um crime contra a saúde de brasileiros carentes! Esse foi o tema da reportagem especial do Fantástico deste domingo (1º). Durante dois meses, nós percorremos a região Nordeste, para investigar como funcionam os programas que combatem a seca com caminhões-pipa.

Encontramos tanques imundos, água contaminada e entregas que não chegam nunca. A reportagem é de Wilson Araújo, Alan Graça Ferreira e Maurício Ferraz.
Durante dois meses, o Fantástico investigou denúncias graves, envolvendo programas de distribuição de água em caminhões-pipa. É dinheiro público que deveria atender com dignidade as vítimas da seca. Hamilton Souza, caminhoneiro, do Piauí, conhece bem a água que leva pra população.

“O senhor não tem coragem de beber?”, pergunta o Fantástico.
“Ah, essa água eu não bebo. pra falar a verdade, eu compro mineral e bebo”, afirma Hamilton Souza, caminhoneiro pipa.
A equipe do Fantástico rodou mais de seis mil quilômetros em Alagoas, Pernambuco, Piauí e Bahia. E constataram que a má qualidade da água não é o único problema. Os prazos de entrega raramente são respeitados.

Uma moradora local afirma que, se viesse água com frequência, quatro vezes por semana, não faltaria. “Se falta água, a gente tem que partir para os açudes. Beber essa água suja dos barreiros”, diz.

Uso inadequado de tanques usados.
COMBUSTÍVEL NÃO ÁGUA
“Tanque para combustível jamais pode ser usado para armazenar ou transportar água. Sempre vai causar problema de saúde. Inacreditável a cor da água”, afirma Anthony Wong, toxicologista da Faculdade de Medicina da USP.
Do G1 - Matéria do Fantástico
http://uzlemfotos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário