terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MEDICINA VETERINÁRIA

Ferida braba em cavalos tem tratamento  
 
A pitiose em equinos, é conhecida como doença da "Ferida da Moda" ou "Ferida Braba". Ela evolui rapidamente e pode matar o animal. A doença atinge humanos e animais, principalmente cavalos. A Embrapa Pantanal desenvolveu uma tecnologia que é uma vacina e que pode cura a pitiose.

A pitiose é causada por um fungo que se desenvolve em locais alagadiços, especialmente nas regiões de clima tropical e subtropical. O Pantanal brasileiro é a região de maior ocorrência de pitiose equina no mundo, mas a doença ocorre em todo o país e causa prejuízos significativos na agropecuária.
 
O agente etiológico Pythium insidiosum resiste às drogas antifúngicas existentes e causa a morte ou invalidez na grande maioria dos casos. O objetivo da tecnologia foi pesquisar, desenvolver, testar e aperfeiçoar um método alternativo para o controle da doença, baseado no tratamento com um imunobiológico desenvolvido pela Embrapa Pantanal e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). O produto, popularmente chamado de vacina, é utilizado na cura da doença.
 
O medicamento é o Pitium Vac, já no mercado para uso do produtor que necessitar.
A vacina ainda não é exportada, mas existe potencial para que seja usada em países onde ocorre a enfermidade, como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Haiti, Panamá, Nicarágua, EUA (Flórida, Louisiana, Mississippi e Texas), Índia, Indonésia, Japão, Nova Guiné, Nova Zelândia, Coréia e Tailândia. Há possibilidade de adaptar essa tecnologia para o tratamento de humanos, também sujeitos à doença.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário