domingo, 8 de setembro de 2013

NOTÍCIAS

TRASLADO DO CORPO DE DOMINGUINHOS PARA GARANHUNS É AUTORIZADO PELA JUSTIÇA

Dominguinhos faleceu em junho, aos 72 anos Foto: Arquivo
Dominguinhos faleceu em junho, aos 72 anos
A Justiça de Pernambuco autorizou a exumação e o traslado do corpo do cantor e sanfoneiro Dominguinhos para a sua cidade natal, Garanhuns, no Agreste do Estado. O artista faleceu em 23 de julho, aos 72 anos, em São Paulo, e foi sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, dois dias depois.
A juíza Andréa Duarte Gomes, da 1ª Vara Cível de Paulista, assinou a decisão no dia (29) de agosto, autorizando os procedimentos de exumação, traslado e enterro em cemitério público de Garanhuns. O prazo mínimo para a retirada do corpo da sepultura é de três anos, de acordo com a legislação sanitária estadual. No entanto, a juíza explicou que o prazo pode não ser cumprido se “o interesse público determinar, mediante autorização judicial.” A magistrada levou em consideração para a decisão o apego que Dominguinhos, um dos artistas de maior destaque em Pernambuco, demonstrava com a terra natal.
Localizada a 229 km do Recife, Garanhuns já prepara uma série de homenagens ao sanfoneiro, com a construção de um mausoléu e a mudança do nome da Esplanada Guadalajara para Esplanada Mestre Dominguinhos. O prefeito Izaías Régis ainda encomendou ao artesão José Veríssimo uma estátua de Dominguinhos com dois metros de altura e 2,5 metros de pedestal para ser instalada na Esplanada, próximo a um casarão que abrigará um acervo artístico representativo da carreira.
O pedido de transferência do corpo do artista pernambucano para Garanhuns foi feito pelo filho dele, Mauro Moraes. Depois de o irmão dar entrada na ação, a outra filha do cantor, Liv, concordou com o traslado. Apromotora Regina Erbaldi, responsável pelo caso, também se mostrou favorável ao transporte do corpo para a cidade natal de Dominguinhos.
Fonte: NE10/UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário