domingo, 8 de setembro de 2013

CURIOSIDADES

“ÁGUA EM PÓ” PROMETE TORNAR A SECA UM PROBLEMA DO PASSADO

Pó é capaz de absorver enormes quantidades de água para liberar o líquido aos poucos
Pó é capaz de absorver enormes quantidades de água para liberar o líquido aos poucos


Enquanto a ONU afirma que a maior parte da água usada no planeta vai para a irrigação, pesquisadores estão desenvolvendo uma série de ideias para fazer render mais a água utilizada na agricultura.
Nas últimas semanas, muitos se empolgaram com um produto que afirmam ter potencial para superar o desafio global de se cultivar em condições áridas.
Denominado “Chuva Sólida”, ele é um pó capaz de absorver enormes quantidades de água e ir liberando o líquido aos poucos, para que as plantas possam sobreviver em meio a uma seca.
Um litro de água pode ser absorvido por apenas 10 gramas do material, que é um tipo de polímero absorvente orginalmente criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).
Nos anos 1970, o USDA desenvolveu um produto superabsorvente feito de um tipo de goma. Ele foi usado principalmente na fabricação de fraldas.
'Sem evidências'
No entanto, nem todos estão convencidos de que a “Chuva Sólida” é uma solução válida para o problema da seca.
A professora Linda Chalker-Scott, da Universidade do Estado de Washington, afirma que esses produtos não são novidade. “E não há evidência científica que sugira que eles armazenem água por um ano.”, disse ela à BBC.
Fonte: TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário