terça-feira, 17 de setembro de 2013

CAVALGADA DO CORAÇÃO DE JESUS EM ALMINO AFONSO

 
Aconteceu no último final de semana a ll Cavalgada do Sagrado Coração de Jesus em Almino Afonso RN. Um evento sócio religioso e cultural que busca resgatar nossas tradições e principalmente incentivar o turismo Norte-Rio-Grandense.

Foi grande a participação de vaqueiros e amazonas de toda região. Presentes comitivas de Umarizal, Patu, Martins, Rafael Godeiro, Caraúbas, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Messias Targino, Olho D'Água e mais algumas outras localidades. Marcaram presença também nesse evento várias autoridades políticas como a senhora Rosalba Ciarline (Governadora do estado), Betinho Rosado (Deputado Federal), Getúlio Rego (Deputado Estadual), além de diversos prefeitos da região; Olga Fernandes (Martins), Arthur Targino (Messias Tragino), Abel Filho (Rafael Godeiro), Dr. Lucídio (Frutuoso Gomes) e demais autoridades.

Acompanhando também tudo de perto e muito eufórico com o resultado positivo da cavalgada desse ano, estava o pároco da paróquia de Almino Afonso Pe. George Lourenço, que ao lado dos idealizadores desse evento Thiago Bento e Naelson Nunes comemoravam a grande paricipação da vaqueirama e da comunidade de Almino Afonso.


Padim foi esse fim de semana
Um evento bem arretado
Na cidade de Almino Afonso
Pra ele fui convidado
Pra comer cozido de guiné
Do bicho não vi nem o pé
Thiago não tinha preparado

A sorte foi que eu levei
Um feijão bem casseteiro
Com tocim e carne de sol
Chamado de feijão tropeiro
Arthur veja essa arrumação
Thiago me deixou na mão
O guiné ainda tava no poleiro

Se não tenho levado a cumbuca
Bem cheiinha de feijão
Não sei como teria sido
A minha triste situação
Lalauzinho comeu sozinho
Um quilo e meio de toicinho
Do guizado feito por Jatão

E falando agora em comer
Lembrei do prefeito do Junco
Que mais compadre Tarcísio
Na hora do café ficaram junto
Comendo que só esmeril
Thiago você perdeu e não viu
Só perdia pra eles um adjunto

Tomei mais Compadre Abel
Prefeito de Rafael Godeiro
Uma boa pinga com limão
Como faz o bom vaqueiro
João Geraldo arrochando o nó
Eu pegado escutando o forró
Saindo do café por derradeiro 

Já nas piranhas dos regalados
A negada bateu a sela
Tomaram uma com limão
O cavalo deu uma sacudidela
A família da fazenda
Nos fizeram uma oferenda
De cachaça com costela

Mais o melhor de tudo
Ainda estava para acontecer
Foi a queda de Thiago Bento
Antes de chegar o entardecer
Foi cair e o peido avoar
Quem tava perto pôde escutar
E sentir tudo apodrecer

Diga que não foi assim
Thiago bento meu compadre
A queda foi medonha
Me disse uma velha comadre
Que viu toda arrumação
Você caído e bolando no chão
Pedindo até reza ao padre

Valeu negada de Almino Afonso
Até o ano que vem
Com mais uma cavalgada
Que eu não perco nem por cem
Rezando ao Coração de Jesus
Para dar saúde, força e luz
A todos aqueles que crêem

Texto: Jatão Vaqueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário