quinta-feira, 12 de setembro de 2013

CULINÁRIA NORDESTINA

PAÇOCA DE CARNE DE SOL - IRRESISTÍVEL!

      
Curiosamente, o carro chefe da gastronomia potiguar é um produto do sertão, e não do litoral - a Carne de sol. Somos comprovadamente detentores da melhor carne de sol que se conhece no Brasil. Preparada de diversas maneiras,a nossa carne agrada ao paladar mais exigente. E feito paçoca é  quase unanimidade! Sem dúvida é a maneira que mais gosto de comer, principalmente  se vier acompanhada  de feijão verde e arroz de leite  -  dá água na boca só de pensar!
 
                                                 
A palavra paçoca é de origem indígena, vem do tupi passoc, que quer dizer moer em pilão (Vicente Chermont). Para Câmara Cascudo paçoca  vem de poçoca que significa esmigalhar à mão, esfarinhar, desfiar, pilar. "Alimento que consiste, ordinariamente, numa mistura de carne seca e farinha de mandioca, ou milho, ás vezes acrescida de rapadura" .
A composição da paçoca muda conforme a região. No sul do país a carne é pilada com o milho e farinha. No Norte é castanha assada, e socada no pilão com farinha d'água, sal e açúcar. No Sudeste é amendoim pilado e açúcar". Para nós nordestinos é a mistura de carne seca, cortada miúda e socada no pilão com farinha de mandioca.
                                                     
Tradicionalmente a paçoca era feita com a carne assada na brasa e socada junto com a farinha até ficar bem desfiada. No decorrer do tempo a paçoca foi sendo inovada, na sua preparação - depois da carne pilada, se acrescentou um refogado de cebola, alho e manteiga do sertão. Com o surgimento de processadores modernos a paçoca de pilão praticamente desapareceu da nossa culinária, e o nosso bom pilão, hoje aposentado, é objeto de decoração de muitos saudosistas

                                
                  RECEITA DA PAÇOCA

INGREDIENTES
1 Kg de carne de sol magra
cebola roxa /branca picada
     1/2 xícara de manteiga da terra
      1 xícara de farinha de mandioca
Óleo para fritar a carne
Coentro e cebolinha 


                                       MODO DE FAZER
Colocar a carne de molho em água, trocando-a de vez em quando para tirar o sal.

Assar na brasa ou então fritar no óleo. Deixar esfriar a carne.

Colocar a carne, em pequenas porções, no processador com a farinha. Após processar toda a carne, levar ao fogo novamente com cebola e manteiga.

Na hora de servir, colocar em uma travessa grande e decorar com coentro e cebolinha a gosto.
Bom Apetite!
FONTES:
  • Câmara Cascudo Dicionário do Folclore Brasileiro- Ediouro Publicações
  • Receita de Angelita Soares-Natal/RN
http://papjerimum.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário