segunda-feira, 20 de maio de 2013

NOTÍCIAS

Trabalhadores rurais de Umarizal e região participam do Grito da Seca amanhã em Natal.

Trabalhadores rurais de todas as regiões do Rio Grande do Norte irão se reunir em Natal, na próxima terça-feira (21/05), para participar do movimento Grito da Seca: sede de água, sede de direitos, uma grande mobilização que pretende chamar a atenção das autoridades e da população para os problemas provocados pela seca no estado.

A Diaconia de Umarizal participará do movimento. De acordo com Djan Xavier, técnico da Diaconia, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umarizal e agricultores de todos os municípios atendidos pela Diaconia vão está presentes na mobilização.

A concentração do movimento está marcada para as 8h, no Viaduto de Ponta Negra. De lá, cerca de cinco mil trabalhadores vão seguir, em caminhada para as proximidades do Estádio Arena das Dunas, onde acontecerá um ato público. Em seguida, o grupo irá para o Centro Administrativo, com o objetivo de cobrar ações estruturantes do Governo Estadual para a convivência com a seca.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), que está organizando o movimento, em parceria com o Fórum do Campo Potiguar (Focampo), vai entregar uma pauta de reivindicações à governadora Rosalba Ciarlini, destacando pontos como a questão da terra, os recursos hídricos, a assistência técnica, a concessão de crédito aos agricultores, a educação no campo e a segurança.

De acordo com o vice-presidente da Fetarn, Francisco José, o maior problema hoje é a falta de uma política definida de convivência com a estiagem. “Muitas ações são anunciadas, mas grande parte esbarra na burocracia e não sai do papel. Não existe uma política permanente de enfrentamento da seca”, afirma.


Uzl em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário