sexta-feira, 3 de maio de 2013

CURIOSIDADE

Mecânico inventa quadriciclo para trabalho na agricultura

 













A máquina é equipada com cultivador, roçadeira e plantadeira
FOTO: ANT°. CARLOS ALVES
 
Desde a infância, ele já demonstrava talento para criação de produtos tecnológicos que agora são sucesso
Tauá. Mesmo com a pior seca já registrada no Nordeste nos últimos 50 anos, o mecânico Geraldo Sousa Mota, natural deste município localizado na região dos Inhamuns, está revolucionando a agricultura familiar com suas invenções.
Ele é chamado o "Professor Pardal do Sertão" e sua criação mais recente é um quadriciclo agrícola, equipado com plantadeira, roçadeira e cultivador, que já está facilitando o trabalho dos agricultores de várias cidades brasileiras.

A máquina leva cinco meses para ser fabricada e custa no mercado R$ 16 mil. Tem câmbio de quatro marchas para frente e uma marcha ré, motor a diesel de 1 cilindro, 10cv, medindo 165 centímetros de comprimento e 80 centímetro de largura, partida elétrica e manual, bomba de comando hidráulico e cilindro para levante de implementos agrícolas.

O quadriciclo está servindo para facilitar a vida do agricultor e diminuir os custos de produção, como também minimizar os impactos causados ao meio ambiente, principalmente ao solo e à água devido ao uso inadequado das práticas agrícolas.

Para dar conta das encomendas, Geraldo Mota emprega dez funcionários que "pegam no pesado", segundo destaca, para não perder clientes.

"A invenção ara terra, planta, cultiva, roça, fura buracos para plantios e cercas´´, explica Geraldo. Segundo ele, as grandes vantagens de sua criação estão no baixo custo de consumo de combustíveis e lubrificantes e polui menos o ambiente. "Já vendemos para cooperativas, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tauá, para empresários de Guaramiranga, Bahia e Rio de Janeiro. Ele gasta 3 litros de óleo para preparar um hectare de terra´´, frisou o inventor.

http://diariodonordeste.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário