sexta-feira, 3 de maio de 2013

BARRO DO AGRESTE

BARRO DO AGRESTE
*
O barro tem sua história
E atravessa gerações
Inda hoje é encontrado
Porém em decorações
Ou nas feiras nordestinas
Que seguem velhas rotinas
Preservando as tradições.
*
Quem no nordeste nasceu
Quem no interior morou
Bebeu água de cacimba
Do caneco não escapou
Era gente sem fricote
Que bebia água de pote
E não nega que tomou.
*
Tomei água de quartinha
Penico cheguei a usar
Nossa louça era lavada
Dentro de um alguidar
O café era torrado
Em um caco apropriado
Costume do meu lugar.
*
Recordo a velha tacha
Nos banhos do meu rincão
Uma vasilha de barro
Que colocada no chão
Pro banho da meninada
De água era abarrotada
Puxada do cacimbão.
*
Era a panela de barro
Que cozinhava feijão,
Nela hoje inda se faz
Peixe cozido e pirão
Procuro na minha mente
E trago para o presente
Costumes do meu sertão.
*
Eu também fui modelada
Neste barro nordestino
Onde enterrei meu umbigo
Plantando assim meu destino
Viver distante do agreste
Sendo barro do Nordeste
Confesso não me imagino.
*
Texto e foto de Dalinha Catunda

Um comentário:

  1. Olá meu amigo Jatão,
    Obrigada por postar meus versos.
    É sempre um prazer grande aparecer em seu blog.
    Meu abraç carinhoso,
    Dalinha

    ResponderExcluir