quinta-feira, 30 de maio de 2013

DESCASO PÚBLICO ESTADUAL

CSU como eu via; Serie retrata Umarizal de antigamente.

Quem ver o Centro Social Urbano - CSU hoje, mau consegue recordar de como era a estrutura do lugar nos seus melhores anos. O que antes proporcionava educação, prática esportiva e lazer para crianças e adolescentes de Umarizal, atualmente não passa de ruínas, abandonadas pelo poder público. É o que avalia o radialista Jadson Jatão. Antigo usuário dos serviços que eram oferecidos na unidade, ele recorda com tristeza a época em que o prédio era utilizado por toda população e fundamentava um importante papel social no município.

“O desenvolvimento social dentro daquela entidade era realizado de várias maneiras, como: Cultural com realização de peças de teatro, danças folclóricas, artesanatos, Festas juninas. Também as esportivas com a prática de Futebol de salão e campo, vôlei, corridas, saltos, ping pong de mesa, etc. E ainda as Educacionais com realização de oficinas em salas de aulas, palestras, estudos diversos, etc., mas hoje tudo isso não passa de memórias”, relembra Jatão.

O radialista ainda relembra que a estrutura do prédio garantia a participação de toda comunidade, inclusive das famílias das crianças que eram beneficiadas pelos programas desenvolvidos no CSU. “Os pais de crianças e jovens que faziam parte do CSU, eram sempre convidados a acompanhar seus filhos em comemorações, eventos, palestras, estudos e mais”, conta.

Para Jatão, o fim do CSU foi de responsabilidade do poder público. Ele conta que o governo estadual era o responsável por manter a unidade funcionando, o que não aconteceu e os serviços foram se acabando com o passar dos anos. “Os governantes que simplesmente fecharam os olhos para o povo de Umarizal, deixando que uma instituição com o poder de socializar como o CSU, viesse a ficar em ruínas. Sem se falar também com o descaso do dinheiro público. Mas isso já é clássico em um país que não respeita o cidadão e o pior, isso continua dia após dia, cada vez mais claro e evidente”, desabafa Jadson.

Reportagem publicada em 2012 em um blog do município já retratava bem a realidade do Centro. A matéria, ilustrada com as fotos do que sobrou da estrutura, também relatava a situação do local. “Abandonada, deteriorada e degradada pela ausência do poder público e pela própria população. Só restam as paredes, o piso”, destacava trecho da matéria.

“É preciso que se tomem providências. É preciso que o Governo volte novamente a olhar para o povo” completou Jatão.

"Retratos de uma Umarizal do Passado"

O Blog Umarizal em Fotos - O Retrato da Notícia e o Blog do Jatão vaqueiro vão resgatar através de fotos, a partir desta matéria, a história de Umarizal. Nessa primeira semana, as fotos do Centro Social Urbano - CSU e as atividades que eram realizadas pela instituição, que hoje, como reporta a matéria acima encontra-se em ruínas.

Nas próximas semanas, você ainda verá fotos: Da antiga tradição do São João de Umarizal, Dia Da Bandeira, desfile de rua, antigo grupo de teatro e de uma série de pessoas da sociedade umarizalense anos atrás.
Confira as fotos do CSU de antigamente:





CSU hoje em Dia. Total Dscaso:



Edição: Léo Silva / Fotos CSU hoje: Blog Umarizal News/ Ipanguaçu do Bem / Fotos CSU de antigamente: Cedidas por Luizinho "Lula"

Um comentário:

  1. CSU, fiz parte desta história, pena que chegou a este ponto, um espírito destruidor tomou conta do mudo e Uzl também entrou nesta.

    ResponderExcluir