sexta-feira, 24 de maio de 2013

JUAZEIRO DE PADRE CÍCERO

Juazeiro do Norte - Ceará , Terra de Padre Cícero fotos e história da cidade

HISTÓRIA DA CIDADE 
Suas origens remontam ao Início do Século XIX, não em termos oficias, porém convencionalmente formadas por tropeiros originários das várias Províncias do Nordeste. Havia, então, como ponto de encontro um juazeiro, sob cuja fronde instituíra-se o que se poderia classificar de feira-livre. Ali, realizavam-se os mais variados tipos de negócios, notadamente com relação a troca de animais e de produtos elaborados nas diversas regiões, considerando que o dinheiro em espécie nem sempre engordava os bolsos de todos. A localização de Juazeiro ficava no sítio Tabuleiro Grande, onde alguns moradores tinham residência, mas nunca a interferir no procedimento daqueles que rotineiramente buscavam rancho. Nessa eventual estalagem e a exemplo do que ocorrera com a Palma da mulher que vendia bolos e da Venda de Dna. Aurora, o juazeiro-árvore transformou-se em locativo, onde o comércio itinerante preenchia satisfatoriamente os essenciais requisitos entre a oferta e a procura. Formou-se então, o povoado e concomitantemente a casa de orações, tendo como fundador o padre Pedro Ribeiro da Silva, proprietário do sítio e a prever em breve espaço os naturais avanços do reduto, nascendo dessa oportunidade o culto dedicado á Nossa Senhora das Dores (1827).
A elevação do povoado à categoria de Vila ocorreu segundo Lei nº 1.028, de 22 de Julho de 1911, tendo sido instalada a 4 de outubro do mesmo ano. Elevou-se à categoria de Município, conforme Lei nº 1.178, de 23 de Junho de 1914, mantendo como denominação a precedente memória de sua inicial formação.
As primeiras manifestações de apoio eclesial constam do lançamento da pedra fundamental da capela, em solenidade que se registra a 15 de Setembro de 1827 e presidida pelo seu empreendedor padre Pedro Ribeiro da Silva. O patrimônio eclesiástico, também doado pelo padre Pedro Ribeiro, constou, além do sítio Tabuleiro Grande, de 12 escravos cujos valores não são mencionados (1833).
Com o falecimento do padre-fundador, ocorrido em 1833, assumiu a capelania o padre Luiz Barbosa, seguido nos anos posteriores dos padres Antônio de Almeida, Pedro Ferreira de Melo e por fim o padre Cícero Romão Batista, cuja posse registra-se a 11 de Abril de 1872.
Vigário jovem, ordenado a 30 de Novembro de 1870 e estreante durante dois meses na Freguesia de Trairi, regressou à sua terra natal (Crato), como professor de latim, junto ao Colégio José Joaquim Teles Marrocos, até sua transferência para Juazeiro, levando em sua companhia a mãe viúva e duas irmãs.
Durante os anos iniciais do seu ministério, tratou o Padre Cícero de assistir, pedagógica e espiritualmente o seu rebanho, graneando em seu favor, confiança e retemperada dose de fanatismo. Atraiu romeiros das Alagoas aos demais Estados nordestinos, nele repousando, segundo os seus penitentes, a crença segundo a qual lhe assistiam poderes sobrenaturais.
Durante os anos de 1874/1875, cuidou da reforma e ampliação da Igreja-Matriz, contando com a efetiva colaboração dos fiéis. Com o advento da grande seca dos anos de 1877/79, paralisaram-se as obras de construção. As solenidades de sagração do templo, mesmo sem o término das respectivas obras, deu-se a 18 de Agosto de 1884, tendo como oficiante o Bispo de Fortaleza, D. Joaquim José Vieira. A Instituição da Paróquia, desvinculando a Freguesia da subordinação do Crato, ocorreu a 1º de Janeiro de 1912.
Romeiros do Setão
Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores
Memorial Padre Cícero
Vista da serra do horto
Praça Central
Sede da Sociedade Padre Cícero 
Vista Aérea de Juazeiro
Santo Sepulcro 
Rodoviária de Juazeiro do norte
Memorial Padre Cicero
Igreja do Horto
Igreja do Socorro
Igreja de São Miguel 
Igreja Centro
Comércio local (Feira)
Centro
Ceia e Estátua 
Casarão do Padre Cícero
Aeroporto de Juazeiro do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário