quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SAÚDE ANIMAL

Ovelhas intoxicadas
(Foto: Robispierre Giuliani/Ed. Globo)
Água não tratada se inclui entre os motivos que podem levar os ovinos a se sentirem mal.

Ao apresentarem diarreia, cegueira e espuma na boca, as ovelhas da minha criação começaram a morrer. Após tratamento com remédios, elas registraram uma pequena melhora, mas logo voltaram a adoecer, inclusive, transmitindo os sintomas para os filhotes. Josenildo Cipriano do Nascimento Sanharó, PE

Ovelhas com intoxicação alimentar apresentam sintomas similares. Por isso, a sugestão é de, inicialmente, investigar a fonte de volumoso (capim), de concentrado (ração) e de sal mineral. É provável que, pelo menos, um desses alimentos esteja com algum problema. Água não tratada também se inclui entre os motivos que podem levar os ovinos a se sentirem mal. Institua métodos de limpeza e controle de bactérias nos locais que servem de fonte para o líquido, como caixa d’água e bebedouros. Em casos graves, a intoxicação alimentar pode ser causa de morte do animal. Inicia-se com diarreia, evolui para sintomas neurológicos diversos e chega ao óbito. 

Procure por um médico veterinário especialista em pequenos ruminantes na região, para que o profissional solicite exames laboratoriais em todas as fontes de alimentação dos rebanhos da vizinhança. A análise clínica do rebanho associada ao de laboratório proporcionará um diagnóstico que permitirá realizar o melhor tratamento para a criação.
Por João Mathias 
http://secagriculturaodb.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário