sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS DO CAMPO

Perspectivas de inverno

O semiárido da região Nordeste do país terá uma estação chuvosa normal, com boas chuvas. Essa foi a previsão dos especialistas que estiveram reunidos em Natal. Eles se reuniram na sede da Emparn, onde definiram o quadro da previsão climática para Norte e Nordeste do Brasil.


SEMENTES
 
Os secretários de Agricultura do Nordeste buscam o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo, para reposição de bancos de sementes da agricultura familiar, que foram esvaziados em razão da seca dos últimos dois anos.  Eles reivindicam recursos do governo federal nos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura. No Rio Grande do Norte, são 1.150 bancos de sementes e, a maioria deles está com estoques reduzidos.


LIVRO

Os pesquisadores potiguares Amilton Gurgel Guerra e Vander Mendonça estão lançando mais um livro sobre a fruticultura. É o “Manual de Fruticultura Tropical – Banana, Caju, Goiaba e Mamão”. Com essa publicação, os autores pretendem difundir os novos conhecimentos e tecnologia na área da fruticultura. Os interessados podem adquirir o manual através do Clube dos Autores e do e-book.


ADUBO
 
As vendas de fertilizantes em janeiro cresceram 8,9%, na comparação com o mesmo mês de 2013, para 2,206 milhões de toneladas, puxadas sobretudo pela demanda para o cultivo do milho safrinha e cana, diz a Associação Nacional para a Difusão de Adubos. As cultura de algodão, café e trigo também demandaram fertilizantes no mês.

VACINAÇÃO

O Brasil mantém um alto índice de vacinação contra a febre aftosa e, com o resultado de 97,5%, obtido no ano passado, superou ao de 2012.  Entretanto, os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, que compõem a Zona Livre de Febre Aftosa, tiveram resultados menores que 90%, portanto abaixo do esperado. Para este ano, o Mapa dará maior atenção a estes estados. O país vem apresentando um bom desempenho na luta contra a aftosa, além da ampliação e manutenção das zonas livres.

LEITE

O preço do leite pago ao produtor brasileiro caiu ligeiramente (0,20%) em janeiro na comparação com dezembro, para a média de R$ 0,951 por litro, segundo a Scot Consultoria. Se comparado a agosto, quando o preço chegou ao seu pico histórico, a queda é de 6,1%. No atacado, o preço do leite longa vida caiu 24,7% desde agosto de 2013, diz a consultoria, e, no mercado varejista, a queda foi de 12,7% desde outubro, quando atingiu o pico. A expectativa é de aumento das cotações dos lácteos a partir de março, diz a Scot, em nota.


ENXERTIA

A Emparn promoveu  cursos de “Enxertia e Produção de Mudas de Cajueiro”  nos municípios de Caraúbas, na região Oeste e Cerro Corá, na Serra de Santana. Os cursos, promovidos pelo projeto Cajusol,  foram ministrados pelos pesquisadores  João Maria Pinheiro de Lima e Reinaldo Barros da Silva, com o objetivo de tornar os produtores aptos a fazerem a enxertia e a produzir suas próprias mudas de cajueiro, para renovar seus pomares, como as variedades anão precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário