quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CURIOSIDADES

As abelhas também precisam de ração balanceada para superar a seca
 
A ração para abelhas é um instrumento importante para que os insetos não abandonem os apiários  por falta de alimentos na época da seca. O engenheiro agrônomo José Fernandes Neto, da Empresa Bahiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), explica que a apicultura é uma atividade lucrativa, mas a forma de produção mais utilizada no semiárido é a extrativista, em que o apicultor retira o produto, mas não assiste às abelhas.
Como toda cultura no semiárido, a apicultura também requer cuidados especiais para que a seca não prejudique a produção. No caso das abelhas, alguns cuidados simples, como a disponibilização de ração e água, podem garantir a preservação do enxame.
Geralmente o produtor retira o mel na época da chuva, o que faz com que as abelhas ficam sem reservas para a época da seca, abandonando o apiário em busca de alimento. Para grantir a permanência das abelhas, é importante que o produtor forneça ração e água aos insetos. A ração não substitui os nutrientes do pólen, mas é suficiente para manter as abelhas sadias durante a seca.
Da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário