quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS

Propriedades do semiárido e subúmido podem usar sistemas agroflorestais

Os Sistemas Agroflorestais (SAF) oferecem vantagens econômicas e ambientais ao produtor rural, pois além de produzir alimentos, o agricultor pode recuperar áreas que ficaram degradadas pelo uso intensivo da agricultura convencional. Para o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, na Bahia, Antonio Nascimento, o SAF é um sistema onde o agricultor tem atividades as mais diversas possíveis em uma mesma área, como a produção de culturas de ciclo curto ou anuais, alimentares principalmente, envolvendo, ainda frutíferas perenes e essências florestais.

“Em uma mesma área o agricultor pode ter produtos de subsistência como o feijão, o milho e o arroz e frutíferas perenes que irão produzir depois de 3 a 4 anos e até essenciais florestais para fins de uso como energia, em fogões a lenha e até mesmo para madeira para cerca ou mourões, ainda segundo ele o número de culturas depende do espaço e do planejamento do produtor".

Segundo o pesquisador várias espécies podem ser adaptadas ao Semiárido, preferencialmente aquelas que resistem aos baixos períodos de chuva. “Uma delas é o nim indiano, que tem se adaptado bem ao Semiárido por ser uma planta de crescimento rápido e que exige pouca chuva”, acrescenta.
Na avaliação de produtores que têm a experiência do sistema, nas suas propriedades, a floresta não é um empecilho para a produção agrícola. Ao contrário, contribui para a produtividade das lavouras.


da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário