sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS

Governo pleiteia 320 toneladas de sementes para o RN
As chuvas se confirmaram, o solo em regiões como o Oeste Potiguar já é considerado apropriado para o plantio, mas o sertanejo ainda espera a semente para lançar na terra. A Secretaria de Agricultura e Pesca do Estado ainda não sabe quanto terá de orçamento para a aquisição da semente no volume desejado – 320 toneladas de milho, feijão e sorgo - e não descarta a possibilidade de reduzir a cota por produtor, caso o custo orçado em R$ 2,9 milhões.
 
Ontem e hoje, secretários de agricultura de todos os estados da região Nordeste estão reunidos com o Ministério da Agricultura e a Secretaria Nacional de Defesa Civil para tratar ações de convívio com os efeitos da estiagem prolongada e, entre as pautas, está a distribuição de sementes. 
 
A Emparn repassou, ainda na semana passada, orientação ao Governo do Estado quanto à distribuição das sementes para os municípios da região Oeste e Alto Oeste potiguar – até então não iniciada. O cronograma do programa do banco de Sementes, com datas e volumes destinados, será apresentado na próxima segunda-feira, dia 24. Em reunião periódica do Comitê da Seca, realizada no dia 12 deste mês, a governadora Rosalba Ciarlini já havia acenado para a distribuição das sementes em até 15 dias, tendo em vista que já estava licitado. 
 
A aquisição de sementes será feita junto a duas empresas - Emparn e Santana Agroindustrial – que participaram de registro de preço realizado pela Sape. Ao todo, estão cadastrados 36 mil produtores rurais que terão acesso ao banco de sementes em 146 municípios selecionados. Cada produtor teria direito a 5 quilos de feijão, 5 quilos de milho e 3 quilos de sorgo.
 
A logística de distribuição obedecerá a ocorrência de chuvas por região, conforme orientação do Departamento de Meteorologia da Emparn. Os grãos serão entregues a partir de dez regionais da Emater para  1.150 bancos de sementes, a começar pelo Alto Oeste (Pau dos Ferros, Umarizal e Mossoró), Assu (região do Vale do Açu e Central, Seridó (Caicó e Currais Novos), João Câmara (região do Mato Grande), São José de Mipibu (região Agreste), São Paulo do Potengi (Potengi) e Santa Cruz (Trairi).
Tribuna do Norte
http://tenentelaurentinoagora.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário