segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS

É triste. Mas é real e verdadeiro


José Vieira
Presidente da FAERN - Federação da Agricultura e Pecuária do RN


O RN, infelizmente, não mostrou até agora caminhos concretos para a convivência produtiva com a seca. Precisamos de obras estruturantes que atendam, de forma emergencial e permanente, desse grave problema.

A falta de chuvas nos últimos dois anos tem provocado uma situação insustentável para o homem do campo com consequências trágicas para as atividades do agronegócio, como a pecuária, a agricultura e a agricultura familiar.

O empobrecimento das cidades e a falta de perspectivas, aliadas a falta de planejamento e de uma política verdadeira de convivência com esse fenômeno, projeta para a economia do Rio Grande do Norte um futuro incerto.

Não se trata de traçar um quadro alarmista nem muito menos negativista. Mas, infelizmente, essa é a realidade que não se pode esconder nem dá mais para dela fugir. Vimos alertando os governos estadual e federal sobre esse problema já há algum tempo.

Hoje, vemos esse quadro se agravar com a redução significativa dos volumes de água em praticamente todas as nossas bacias hídricas. Uma situação lamentável, pois mesmo com chuvas que caiam esse ano, não veremos resolvidos os problemas dos produtores rurais; e ainda temos o agravante de desabastecimento de água para o consumo humano.

Rodrigo Sena/Arquivo TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário