quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CULINÁRIA NORDESTINA

Aprenda a fazer manteiga de garrafa em casa

A manteiga de garrafa é um tipo de manteiga artesanal bastante consumida no Nordeste. Em diferentes regiões é conhecida como manteiga de gado ou da terra. Em temperatura ambiente, se mantém em estado líquido, sendo comercializada em garrafas. A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) desenvolveu um método simplificado de fabricação caseira da manteiga, aproveitando o resto do soro que se obtém após a produção do queijo coalho nas propriedades.

Para a engenheira agrônoma Glória Lemos, o soro, que muitas vezes é descartado, produzindo mal cheiro e atraindo moscas para o local, pode ser coletado e aproveitado na fabricação da manteiga de garrafa, gerando mais uma fonte de renda para o produtor rural.
A engenheira agrônoma explica que para fazer a manteiga de garrafa utilizando a técnica desenvolvida pela Emepa, o primeiro passo é armazenar o soro em um local limpo, arejado e livre de insetos. “No entanto, não é necessário colocá-lo em refrigerador”, detalha. A partir daí, o produtor deve recolher diariamente a nata formada no soro, depositá-la em outro recipiente - de plástico ou inox - e adicionar o sal à nata a cada coleta realizada.

“Este processo pode ser feito de cinco a seis dias, até se obter nata suficiente para a elaboração da manteiga de garrafa”, explica Glória, lembrando que a cada acréscimo é preciso bater um pouco a nata para uniformizá-la.

Gloria Lemos diz que para para produzir um litro de manteiga de garrafa se utiliza a quantidade de dois quilos de nata obtida a partir do soro do queijo coalho. Ela destaca ainda que o controle higiênico-sanitário deve acontecer em toda a cadeia, desde a produção da manteiga até a comercialização do produto engarrafado. Esta técnica foi desenvolvida pela pesquisadora Maria Dalva Bezerra, da Estação Experimental Pendência, da Emepa, em Soledade, na Paraíba.

da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário