quarta-feira, 1 de abril de 2015

CURIOSIDADES

Se você não pesca, aprenda a escolher na Semana Santa


Olhos brilhantes, guelras avermelhadas e carne firme. Fique atento a esses detalhes quando comprar peixes para um almoço daqueles em família agora na Semana Santa. Um peixinho cai bem e quando procuramos as bancas de mercado para compra-los eles saltam aos olhos quando estão expostos para venda. Daí vem a dúvida: como escolher?

Para a professora de nutrição da PUCPR e UFPR Helena Simonard Loureiro, o segredo é procurar comprar em um local de confiança, em que você saiba que esse pescado chega diariamente e tem algum controle. “Facilita muito comprar assim. Se você não conhece o local, opte pelo congelado. Não que tenha uma segurança maior, mas ao menos ele está embalado”, pondera.


Para escolher, há dicas básicas, como lembra o chef e instrutor de gastronomia do Senac Caiobá, Mario Meirelles: cor, cheiro e textura. “No caso dos peixes, a cor dos olhos deve ser brilhante e as guelras, avermelhadas. O cheiro deve ser conferido e a carne deve ter textura firme”, resume. Já no preparo, menos é mais: sal, pimenta e limão são suficientes.

Fonte: Gazeta do Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário