segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sertanejos observam a natureza para fazer previsões do tempo 


Cada 'profeta da chuva' tem um método de observação da natureza. Para eles, não é adivinhação

Da mesma forma que a paisagem revela a gravidade da seca, alguns sinais da natureza indicam até quando esta situação vai continuar. Olhos bem treinados de quem sempre viveu na região interpretam as atitudes dos bichos e das plantas e transformam em previsão do tempo.

"Aqui é onde os passarinhos dormem e vivem. Se isso não nascer é porque a chuva não está favorável na terra. Isso aqui é a prova de que neste ano é só o que tem", aponta o agricultor Antônio Tavares da Silva.

Cada sertanejo tem um método de observação da natureza. Para eles, não é adivinhação – é lógica. O lugar que as formigas escolhem para se fixar reforça o otimismo.

"Ela sabe que ali vai alagar. Então, ela vem para cá. Agora, se ela sai daqui e vai para lá em busca de comida e fica lá, ela tem certeza de que lá não vai chover, não vai alagar", explica o aposentado Ribamar Lima.

São experiências que passam de pai para filho ou para filha.

"Esse aqui está começando a floragem, está indicando chuva e colheita melhor mais para o mês de março", explica a administradora Meyrismar Nobre Silveira Dias.

Há 17 anos os chamados profetas da chuva se reúnem em janeiro para compartilhar os resultados das observações e lançar as previsões para o ano. O resultado do encontro, muitas vezes, ecoa nos roçados o sertão. Os agricultores se informam sobre as previsões. Uma boa notícia pode determinar a hora de plantar e a esperança de prosperar nesta safra.

"A gente já começa a preparar a terra para plantar. É para poder, quando a chuva chegar, a gente já estar plantando. Na primeira chuvinha a gente já começa a plantar", conta o agricultor Antonio Costa de Freitas.

Fonte: saovicentern.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário