segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A pior estiagem dos últimos trinta anos no Nordeste.

O sertão nordestino passa por uma das piores secas da história a situação dos agricultores já era bastante grave piora a cada dia.
Agora, as coisas estão ainda mais difíceis. Muitos animais estão morrendo de fome e alguns agricultores tiveram que deixar suas famílias para buscar empregos na cidade grande, a falta de chuva prejudicou a qualidade de vida dos agricultores.
Hoje, só existem duas fontes renda na agricultura a aposentadoria e o Bolsa Família, que não chega a R$ 200 no mês, da roça, não se tira mais nada.
O movimento migratório certamente não é mais o mesmo daqueles de anos atrás, das grandes secas, que a gente tem a imagem de famílias inteiras saindo do nosso sertão, os jovens continua saindo, a procura emprego.
Programas como o Bolsa Família e a operação carro-pipa do Exército estão evitando que as pessoas, apesar de todo o sofrimento, passem fome ou sede. O mesmo não se pode dizer dos animais. Os rebanhos da região estão em situação bastante precária e os produtores estão sendo obrigados a se desfazer da criação ou até ver os animais morrendo de fome. 2013 Começou animador para os agricultores. As primeiras precipitações sistemáticas deste ano seguem uma tendência prevista pela meteorologia e chegam a um momento crucial da pior estiagem dos últimos trinta anos.

foto: uol. saovicentern.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário