terça-feira, 28 de agosto de 2012

Uma importante árvore para a economia agrícola brasileira    
O coqueiro é considerado uma das árvores mais importantes do mundo, e sua exploração gera empregos e renda em mais de 86 países, onde seus frutos podem ser consumidos in natura ou industrializados na forma de mais de 100 produtos e subprodutos, além da raiz, estipe, inflorescência, folhas e casca, que geram diversos subprodutos e derivados de grande interesse econômico. A espécie de palmeira também é utilizada como planta paisagística para embelezar praças, canteiros públicos, chácaras e fazendas.
A faixa litorânea do Nordeste e o Norte, segundo dados do IBGE, respondem por cerca de 70% da produção nacional de coco, devido às vantagens do clima tropical úmido. A Bahia lidera a produção, seguida por Sergipe e Ceará, que juntos respondem por mais de 50% do coco produzido no Brasil. Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pará têm despontado nas últimas décadas, atingindo os melhores índices de produtividade.
A Embrapa Tabuleiros Costeiros possui o maior Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de coqueiro do Brasil. A prospecção e coleta de germoplasma (material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro) das populações naturalizadas de coqueiro gigante tiveram inicio na década de 80 e já foram coletadas cerca de dez populações na costa nordestina.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário