terça-feira, 4 de novembro de 2014

NOTÍCIAS

Transposição do São Francisco: maior túnel recebe últimos ajustes
Cuncas 1, o maior entre os quatro túneis da Transposição do Rio São Francisco, está 94,4% concluído, segundo o Ministério da Integração Nacional. A última detonação dentro do túnel foi realizada na semana passada e esta etapa é para os reparos.

A estrutura tem 15 quilômetros e vai de Mauriti, no Ceará, a São José de Piranhas, na Paraíba, fazendo parte do Eixo Norte do empreendimento. Cada ciclo de explosões avançou 4,5 metros na escavação. Durando de 12h e 15h, foram empregados cerca de 700 quilos de explosivos em cada etapa. Ao todo, mais de 1.600 profissionais estiveram na construção, que atualmente tem cerca de 300 trabalhadores.
O túnel Cuncas 2, também no Eixo Norte, está concluído. Com 4 quilômetros de extensão, começa em São José de Piranhas e termina em Cajazeiras, ambos os municípios na Paraíba. Ainda no Eixo Norte, Milagres tem um quilômetro, em Penaforte, no Ceará.


O último túnel da Transposição é no Eixo Leste, ligando Sertânia, em Pernambuco, a Monteiro, na Paraíba. O projeto tem três quilômetros de extensão. Traduzido em números, o projeto de Transposição do São Francisco tem 477 km de extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios, além dos quatro túneis.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, a um ano do seu prazo de entrega, após vários atrasos, está com 66,1% concluídos. A obra deverá beneficiar 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário