segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CAVALOS

Paint Horse, o cavalo do índio encanta o mundo
O cinema de Hollywood viveu momentos especiais com os grandes filmes de far west ou faroeste ou de cowboy, como ficaram conhecidos, aqui no Brasil . Nesse período, nos anos 50, 60 e 70, um detalhe que sempre chamou muita atenção era a beleza do cavalo pintado que os índios cavalgavam.
Pois bem, demorou, mas esses animais de rara beleza e de cores exóticas chegaram para ficar em terras brasileiras. São os cavalos Paint Horse, uma raça que vem demonstrando um crescimento expressivo entre os criatórios brasileiros. O que pouca gente sabe é que a admiração pelo cavalo pintado é antiga e já vem dos antigos egípcios, índios e outros povos do mundo.

Foram esses cavalos que mudaram a história dos índios americanos, que deixaram de ser agricultores para se transformarem em guerreiros nômades. Pelo que contam os historiadores, entre todas as nações indígenas, os Comanches foram considerados os melhores cavalheiros e eles sempre escolhiam, entre os animais das manadas selvagens, os cavalos pintados para serem suas montarias. A pintura natural do pelo dos cavalos era uma forma de acompanhar a pintura adotada pelos guerreiros como pintura de guerra.
Por ser um cavalo forte e de extraordinária versatilidade, o Paint Horse vem se destacando para a prática de trabalho, esporte e lazer. Ele é inteligente, musculoso, atlético e de rara beleza. Atualmente vem conquistando espaço nas competições de tambor e baliza e em vaquejadas do nordeste, sem falar que é excelente na lida diárias das fazendas.

O Pain horse no nordeste
Pernambuco e Bahia são os únicos estados do nordeste onde há criatório dedicado ao cavalo paint horse. O Haras Cherokee, de Sérgio Guimarães, em Gravatá, há 83 quilômetros do Recife e o Haras North America na Bahia. Em Pernambuco, Sérgio é um pioneiro. Resolveu investir sozinho na raça e não se arrepende. Segundo Sérgio, a beleza do animal, a docilidade e a capacidade de trabalho tem valorizado cada centavo investido no plantel.
http://nordesterural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário