segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CURIOSIDADES

A importância do colostro para o desenvolvimento dos bezerros
O colostro é a primeira secreção da glândula mamária após a parição e, além de seu papel na transferência de imunidade passiva, é uma importante fonte de fatores nutricionais, antimicrobianos e de crescimento para o bezerro. O colostro é formado pela síntese de componentes no interior da glândula mamária e por transferência de imunoglobulinas pré-formadas (principalmente IgG), sendo seu fornecimento imprescindível para bezerros recém nascidos, resume a professora Carla Maris Machado Bittar, do Depto. de Zootecnia, ESALQ/USP.

A qualidade do colostro é de fundamental importância e já está comprovado que colostro de boa qualidade, contendo altos níveis de IgG, e fornecido o mais breve possível reduz a susceptibilidade à doenças e mortalidade neonatal. Um outro aspecto importante e muitas vezes ignorado por alguns produtores é o volume de colostro produzido pelas vacas. 
Devemos lembrar que a produção de colostro na vaca começa cerca de 4 a 5 semanas antes do parto, o que torna ainda mais importante um período seco bem manejado, principalmente no que diz respeito a alimentação e conforto da vaca pré-parto. O volume de colostro produzido está altamente relacionado à qualidade do período seco, complementa a Doutoranda em Ciência Animal e Pastagens/ESALQ-USP.
http://nordesterural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário