sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

VIDA SERTANEJA » Museu do Vaqueiro abre as portas neste domingo com exposição, pega de boi e vaquejada feminina

Neste domingo (9) de dezembro, o Museu do Vaqueiro abre suas portas oficialmente, após a construção da sede e reestruturação do acervo. O visitante poderá ver as primeiras exposições que traçam o itinerático do homem sertanejo, em fotos e peças originais, incluindo a nova exposição "Vaqueiro - um homem universal". O Museu permanecerá aberto durante o dia e fecha apenas às segundas-feiras. A visitação é agendada.

O Museu está localizado na Fazenda Bom Fim, na zona rural do município de São José de Mipibu (Lagoa de Extremoz), mais ou menos onde é realizado o Forró da Lua. O projeto arquitetônico do espaço é a reconstituição de uma residência senhorial originalmente construída em 1808, na fazenda Poço Verde, município de Campo Grande.

No dia da inauguração haverá vaquejada feminina, pega de boi no mato e a tradicional missa do vaqueiro. Será apresentado o hino nacional na voz da cantora paraibana Sandra Belê. Além do nome maior de Luiz Gonzaga, o projeto também vai lembrar nomes regionais e locais que contribuiram para pesquisa e manutenção da cultura sertaneja, como o escritor, estudioso da temática sertaneja Oswaldo Lamartine, o poeta e rabequeiro Fabião das Queimadas, entre muitos outros.


O Museu do Vaqueiro começou a ser idealizado por Marcos Lopes há dez anos. A primeira parte do espaço foi bancado com recursos próprios, apesar do projeto ter sido aprovado pela Lei Câmara Cascudo à época. Este ano, o projeto ganhou patrocínio da Cosern/Neoenergia e foi possível a conclusão das obras.


A nova estrutura reproduz um típico casarão sertanejo, com um primeiro andar em sótão. O museu tem consultoria da fotógrafa e jornalista Ângela Almeida, e curadoria do escritor e produtor Dácio Galvão. O Museu do Vaqueiro é uma realização da Fundação Cultural Museu do Vaqueiro e Forró da Lua.


Informações com Marcos Lopes: 9406-9454


Do DN Online
Via: uzlemfotos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário