segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia de São José: Expectativa é de pancadas de chuva nesta segunda-feira no RN

Agricultores
Setor de climatologia da Emparn prevê poucas chuvas para o Dia de São José.

Caso se confirme a previsão meteorológica, os agricultores não devem ficar animados quanto ao período chuvoso deste ano. É que deve chover pouco no Dia de São José, amanhã. Segundo o boletim oficial da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a expectativa é que ocorram chuvas fracas em todas as regiões do Estado.

Segundo a tradição nordestina que se chover até amanhã no Nordeste será bom e a colheita do milho, em junho (ou seja, já nas festas juninas, quando a base das comidas típicas é o milho) será abundante; caso não chova, haverá inverno seco, e, portanto a colheita do milho será escassa. 

 Mas independente das previsões da Emparn, os fiéis já estão fazendo suas orações pedindo chuva ao santo padroeiro do agricultor nordestino.

 A crença não morre, prossegue nos filhos e netos que ainda esperam um dia 19 de março chuvoso, como garantia de fartura para afastar o fantasma da destruição das estiagens. Mas será uma questão de Fé, ou será uma questão de Ciência? Ou ambas as coisas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário