quarta-feira, 3 de agosto de 2011

COMUNIDADE QUILOMBOLAS DO JATOBÁ REALIZOU INTERCÂMBIO COM A COMUNIDADE NEGRA CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS EM SALGUEIRO-PE

Ciranda de roda das duas comunidades

Durante os dias 21 e 22 de julho/11 a Comunidade Negra Quilombolas do Jatobá, Município de Patu-RN, participou de um grande intercâmbio com a Comunidade Conceição das Crioulas no Município de Salgueiro-PE. Esse intercâmbio faz parte do projeto de ATER QUILOMBOLA, executado pelo Núcleo Sertão Verde com a parceria do Centro Juazeiro e com o apoio do Governo Federal.
O grupo do Jatobá foi recebido por quilombolas da Comunidade Conceição das Crioulas e de entrada conheceu a feira de produtos orgânicos, produzido pelas próprias famílias, bem como produção de artesanato, uma preciosidade feita pelas pessoas que ali vivem, cada boneca conta a história de vida de uma mulher. O grupo do Jatobá visitou também a horta de uma família que produz hortaliça com princípios ecológicos, com essa ação a família melhorou 100% a alimentação e consegue um retorno econômico de no mínimo de 400,00/mês, além da horta o grupo conheceu a produção de polpa feita com frutas nativas da região como o umbu e a acerola, essa ultima ação é feita por mulheres e rende 400,00/mês para cada mulher.
A cultura dessas comunidades é muito forte! para o intercâmbio ficar completo ae conteceu de forma natural, representando uma grandiosa troca de saberes culturais, onde foram realizadas apresentações culturais, nesse momento tanto a Comunidade Conceição das Crioulas quanto a Comunidade Negra do Jatobá fizeram suas apresentações culturais com danças e músicas.

Visita a feira de produtos orgânicos (Agroecologia)

Visita a horta comunitária

Apresentações Culturais

Fonte: Blog do Centro Juazeiro via Blog da Folha Patuense

Nenhum comentário:

Postar um comentário