quarta-feira, 24 de agosto de 2011

As mil utilidades da palma no semi-árido nordestino.    
 A palma é uma planta de imenso potencial produtivo e de múltiplas utilidades ao homem para sua sobrevivência e sustento, podendo ser usada em inúmeras benfeitorias à sociedade como na alimentação humana e animal, na produção de medicamentos, cosméticos, corantes, na conservação e recuperação de solos, em cercas vivas, paisagismo, na fabricação de adesivos, colas, fibras de artesanato, mucilagem, antitranspirante, ornamentação etc. Por sua alta capacidade de absorver grande volume de água dos solos e suportar o calor das terras secas, esta é a planta mais explorada e distribuída nas zonas áridas a semi-áridas do mundo, além de uma infinidade de usos.
 A utilização da palma como alimento consumido pelo o homem começou desde o Império Asteca, juntamente com o milho e a agave consideradas as espécies vegetais mais antigas utilizadas pelos mexicanos.  No início da alimentação humana a palma era muito utilizada na preparação culinária de brotos da palma ou raquetes jovens (cladódios), denominados frutos ou verduras de seca, mas quando faltavam frutos, as folhas eram utilizadas na alimentação.
Esta planta é rica em vitamina A e ajuda a combater a anemia. O que contribui na diminuição da grande deficiência nutricional da alimentação de muitos indivíduos que vivem nas terras secas do mundo. Seu uso alimentar permanece até os dias atuais. Além disso, a palma tem um valor hipoglicemiante, o que pode ser um auxiliar no caso de diabetes.
No Brasil, a espécie de palmas mais cultivada é a palma doce ou miúda (Nopalea cochenilifera) cujas folhas alongadas possuem em média 25 cm de comprimento. Mesmo sendo a espécie que não resiste à falta de água contínua, a palma doce é a mais nutritiva e aceitável ao paladar. Sendo também muito utilizada na alimentação animal dos bovinos durante a lactação e crescimento além de alimentar os pequenos ruminantes.
Fonte: Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário