quinta-feira, 3 de maio de 2012

DANOOOOU-SE...

Estudiosos afirmam que o epicentro do terremoto deste dia 1º de maio foi em Umarizal e não em Taboleiro Grande

O mapa da localização epicentral é mostrado na Figura 1.
Figura 1. Mapa epicentral. O epicentro é denotado pela estrela vermelha; a estação PFBR pelo triângulo vermelho; as sedes dos municípios onde se tem notícias do tremor ter sido sentido estão realçadas. A área do município de Umarizal é mostrada em destaque. Mapa elaborado por Heleno Lima Neto.
Como foi noticiado, neste dia 1º de maio ocorreu um tremor de terra sentido em diversas localidades da região de Taboleiro Grande. Ontem foi possível acessar os dados da estação mais próxima, a de Pau dos Ferros (PFBR). A análise do registro permitiu determinar o local do epicentro. O mesmo está localizado no município de Umarizal, dentro de um erro estimado de 3 km.

O registro do evento na estação PFBR é mostrado abaixo
O epicentro ocorreu em uma nova área epicentral onde, ao contrário de Taboleiro Grande, não havia atividade sísmica anterior conhecida. A ocorrência de tremores de terra em municípios localizados na denominada borda da Bacia Potiguar (Rio Grande do Norte e leste do Ceará) é sempre possível, mesmo onde antes não existiam registros, e como exemplo, temos a atividade sísmica de Pedra Preta-RN, também desconhecida antes de 2010.
Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Heleno Lima Neto

Com informações do blog Portalegre noticias Via Taboleiro Grande News

Nenhum comentário:

Postar um comentário