segunda-feira, 6 de junho de 2011

Programa de Aquisição de Alimentos será quatro vezes maior:

Uma das metas do Brasil sem Miséria para a zona rural é aumentar em quatro vezes o número de agricultores familiares, em situação de extrema pobreza, atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Subirá de 66 mil para 255 mil até 2014. Com a expansão, a participação dos agricultores muitos pobres no conjunto dos beneficiários do PAA será elevada de 41% para 57%. Atualmente, 156 mil agricultores vendem sua produção para o programa e a meta é ampliar para 445 mil até o final do atual governo.

Além de ampliar as compras por parte de instituições públicas e filantrópicas (hospitais, escolas, universidades, creches e presídios), o PAA vai fornecer produtos da agricultura familiar a estabelecimentos privados, devido a uma parceria com os Supermercados. "Em conjunto podemos ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar, que muitas vezes têm dificuldade de acesso ao mercado. Estamos falando de 85 mil lojas de auto serviço em todo o Brasil, de 35 mil supermercados, de um abastecimento de 85% dos lares brasileiros", explicou o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda.

PROGRAMA

O Programa de Aquisição de Alimentos foi criado para apoiar a agricultura familiar em situação de baixa de preço e também garantir alimentos de qualidade para populações em condição de insegurança alimentar. As compras são feitas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com recursos federais, de acordo com a situação dos preços dos produtos e da demanda apresentada pelos agricultores familiares.

O produto in natura deverá estar limpo, seco, enquadrado nos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o produto beneficiado acondicionado e nos padrões definidos pelos órgãos competentes e entregue nos Polos de Compra (Unidades Armazenadoras próprias ou credenciadas, indicadas pela Conab) ou nos Polos Volantes de Compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário