sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dona Sônia mantém museu no sertão de Umarizal

Preservar objetos antigos, colecionar e relacionar fatos históricos, em especial da sua família, são atividades que fazem parte da rotina de muitas pessoas que gostam de manter vivo o passado, é o caso da casa da professora aposentada Sônia Onofre Pereira de Melo, 66 anos, localizado na Lagoa do Serrote, zona rural do município de Umarizal, Médio-Oeste potiguar. O local, de longe já expõe um belo visual que mistura arte, cultura e história.
A proprietária prefere não se referir a sua casa como um museu particular, mas admite que o prazer em reunir objetos antigos é uma incansável que pretende desenvolver até o fim dos seus dias.

“Aqui tem uma parte da história das famílias Onofre, Souza Martins e Regalados, Regalado de Medeiro Lins por parte de minha mãe, e Onofre como todos sabem por parte do meu Pai, Onofre de Souza Martins, aqui guardo peças da família, somente da família, não quero pegar uma peça e colocar aqui, eu só quero um acervo da família, cada peça aqui tem sua história em particular, cada objeto desses eu tenho um amor e carinho e só mostro as pessoas conhecida e amigo, até porque, meu interesse é familiar, meu acervo é familiar.” Frisou Dona Sônia

Sônia tem a seu favor uma família de renome no Rio Grande do Norte, o que facilita o seu trabalho de reunir documentos históricos. É filha do Juiz Manoel Onofre de Souza(falecido), nome dado a cadeia pública de Mossoró. Destaque também para seus filhos, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Manoel Onofre de Souza Neto (Neto) e o agora prefeito eleito Carlindson Onofre Pereira de Melo (Mano).

Outro ponto que incentivo a colecionadora foi a casa onde guarda todas as relíquias, que é onde toda a sua família morou e que ela consegue manter com os mesmos padrões arquitetônico de quase dois séculos.

CASA MUSEU
Entre os objetos colecionados, muitos até mesmo guardados “a sete chaves”. Dona Sônia mantém coleções raras como: Discos(LPs) do grupo inglês Beatles e uma radiola que toca este tipo de disco. 

“Nunca pensei em jogar os discos de vinil fora ou substituí-los por CDs, então adquiri uma radiola desse modelo para ouvir os discos.” Frisou

Entre as antiguidades, mantém intacto o primeiro aparelho de TV em preto e branco, o primeiro liquidificador e batedeira planetária de marca Walita, relógio de parede em madeira, câmara digitais antigas, óculos com armação especiais (que pertencem a família), livros de escritos no inicio do século passado.



Entre as particularidades, Dona Sônia expõe em uma sala reservada um verdadeiro arquivo em fotos que retrata as cidades do RN no passado. Entre as fotos antigas, uma foto dela feita e emoldurada pelo histórico fotógrafo Manoelito. Dona Sônia faz questão de mostrar e dizer que entre as fotos muitas foram pintada por sua mãe.
















Fonte: www.ranielegomes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário