quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Doença de chagas preocupa pesquisadores da UFRN na região Oeste do RN


As pesquisadoras Lúcia Galvão e Antônia Claudia Jácome, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ficaram assustadas com os resultados que obtiveram no trabalho de pesquisa de campo que realizaram em 15 municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte, diagnosticando pessoas com doença de chagas. 

O trabalho começou pelo município de Caraúbas, onde a secretária de saúde Juliana Carlos e a auxiliar Ellane Gurgel, perceberam casos de morte súbita de pessoas que aparentemente estavam bem de saúde, sem problemas coronários. A partir da desconfiança, a Prefeitura firmou parceria com a UFRN para diagnosticar e com a UERN para o tratamento imediato.

Os municípios com maior índice de pessoas com doença de chagas são Severiano Melo, Felipe Guerra e Apodi, onde a média é de 10,9 pacientes doentes para um universo de 100 pessoas analisadas. Em Caraúbas, a constatação foi de 8,5 para cada 100 pessoas examinadas.

As cidades com a menor incidência de pessoas doentes com doença de chagas constatada pelas pesquisadoras são Martins e Serrinha dos Pintos, na região serrana.


Já na região da chapada do Apodi e cidades próximas, o desmatamento feito na zona rural teria feito os barbeiros se aproximaram das residências, especialmente moradias construídas de varas e barro (casa de taipa).

O barbeiro ataca com mais freqüência os moradores de casas de taipas. Na região de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Taboleiro, Itaú, Olho D’´Água do Borges, entre outras, como Baraúnas que tem mais de 1.500 casas de taipa ainda nos dias de hoje.
Fonte: Ministério da Saúde
Via: uzlemfotos.blogspot.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário