sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A SECA MALTRATA O ESTADO POTIGUAR

  
Mais de 130 municípios do Rio Grande do Norte, e o estado vizinho da Paraíba, estão completamente secos e fazendo padecer o gado, a agricultura e os próprios norte-rio-grandenses. A economia desses lugares está comprometida e a sorte de muitos habitantes, é ter um salário determinado pela aposentadoria do mais velho da casa. Assim, vão sanando as dificuldades familiares mais urgentes, pelo menos, o resto vai ficando para quando Deus mandar bom tempo e fartura campesina.
 
Em números percentuais, o total desses municípios onde as chuvas não chegam há 9 meses, representa 83% de todos os que compõem o Estado do Rio Grande do Norte, e para este ano não há mais nenhuma esperança de que as coisas venham a melhorar, porque parece que São Pedro não lhes está ouvindo as preces e súplicas. A situação é profundamente lamentável e triste. Os sertanejos já não sorriem como antes, porque sabem da miséria a que estão expostos pela escassez das chuvas e pela morte demasiada de animais.
 
No Oeste potiguar, nos municípios, conforme o Portal G1, os pecuaristas estão misturando farelo de milho e sal em baldes d’água, para assim tentar salvar alguns animais. Entretanto,  porque o farelo não é suficiente para ser fornecido a todos os animais, estão juntando a raspa do milho que sobrara da produção de 2011, com água, para que a ração renda um pouco mais. O caldo do farelo vem a calhar porque os bichos têm sede depois de lamberem as pedras de sal e o bebem.

Esta é a situação dos estados nordestinos, que mesmo assim, não abandonam as suas casas e terras improdutivas neste instante, aguardando que Deus atendas às suas preces e autorize São Pedro a abrir as “torneiras” celestiais. 

Esta é a pior seca dos últimos 30 anos, no Rio Grande do Norte, conforme se pode constatar através das fontes jornalísticas do Nordeste e pela própria internet.
Fonte: Por Martinho Alves do blog Cidades: História e Cotidiano 
Via: gardeniaoliveira.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário