quinta-feira, 14 de junho de 2012

Há 85 anos, Mossoró expulsava Lampião e seu bando da cidade

O dia 13 de junho de 1927 ficou marcado como a única derrota do cangaceiro Virgulino Ferreira, mais conhecido como Lampião, que foi expulso da cidade de Mossoró. Nesta quarta (13), se completam 85 anos deste marco histórico. Em qualquer obra sobre o tema o nome de Mossoró é lembrado como o município que resistiu aos ataques dos cangaceiros.

A chegada de Lampião ao Rio Grande do Norte durou três dias. No dia 10 de junho os cangaceiros invadiram o município de Luís Gomes. Dois dias depois passaram pelo povoado de São Sebastião (Dix-sept Rosado). Em Luís Gomes foi enviado um telegrama para Mossoró, onde avisava da chegada do bando a cidade. O prefeito de Mossoró então organizou a cidade para receber os bandidos. O município foi esvaziado.

No dia 13 de junho foi enviado um bilhete pelo bando de lampião onde pedia 400 réis para não invadir a cidade. O pedido não foi aceito. As 16h, Lampião invadiu o município de Mossoró em três grupos. Um atacou a casa do prefeito, o segundo a estação ferroviária, e o terceiro seguiu ao cemitério. O bando encontrou resistência armada, e recuou uma hora após iniciar o conflito.

Do De Fato
Via: uzlemfotos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário