segunda-feira, 16 de julho de 2012

NO MEU TEMPO DE CRIANÇA...






 

















 Peço a virgem Maria
Que me traga espiração

Pra me falar do meu tempo

De criança nesse sertão

Onde tudo era alegria

E a criança aqui vivia

Humilde e de pé no chão 


Quando eu era criança
Brincava com um cavalo
Mais não era de verdade
Era aquele feito de talo
Correndo no tabuleiro
Dizendo que era vaqueiro
Do chicote ouvia-se o estalo

No terreiro da fazenda
Jogava com um pinhão
Enrolado com uma linha
Arremessava ele no chão
E fazendo estripulia
Puxava a linha e dizia
"Vou aparar agora na mão"

Grande era a boiada
Que eu tinha no curral
Feita de osso de boi
Parecia que era real
O touro a vaca e o bezerro
Eu digo e não tem erro
Tinha até raça era semental

Tomava banho de rio
E jogava capoeira
Tirava areia do porão

Nadava até a barreira

Pescava com landuar

Trairá, curimatã e carar

E assava na fogueira


Montava jumento brabo

Dando coice a pular

 Correndo no tabuleiro
E peidando pra danar

Só parava quando caia

Chega a poeira cobria

E ele começava a relinxar 


De carroça eu passeei

Nas veredas do sertão

Na segunda vinha a feira

Comprar meia dúzia de pão

E de carroça ainda ia

Visitar uma velha tia

Lá na fazenda São João


Tomava leite no curral

Dos peitos da vaca roxa

Separava os bezerros

Das vacas que era moxa

Com o touro me enganei

E veja o que eu ganhei

Um coice bem na coxa


E assim era minha vida

Nas quebradas do sertão

Acordando bem cedo

Pegando o sol com a mão

Do meu tempo de criança

Agora só resta lembrança

E a saudade no coração


Diferente de hoje em dia

Que criança não brinca mais

Com osso de boi e pinhão

Isso agora ficou pra trás

Brincando de ferrorama

Gastando uma dinheirama

Tudo pago pelos pais


E é como eu vos digo

Nas linhas desse cordel

Eu era feliz e não sabia

Brincando com barco de papel

Hoje o grande Jatão

Só ver na televisão

Uma realidade cruel

A marginalização de criança

Que não tem mais esperança

De ser doutor e ter anel. 


                 Texto: Jatão Vaqueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário