segunda-feira, 9 de julho de 2012

Já é possível oferecer alimentação para as abelhas produzirem mel na entresafra
As alternativas de alimentação energética para abelhas sem ferrão é o resultados de experimentos visando avaliar a utilização de alimentos energéticos para abelhas sem ferrão que pudem ser fornecidos em substituição ao xarope de açúcar. A pesquisadora Fábia de Mello Pereira, explica que isso pode ser feito com o uso dos sucos de caju e manga como alternativa para esta alimentação.
O fornecimento de alimento durante a entressafra é imprescindível para o desenvolvimento e sobrevivência das colônias de abelha sem ferrão e aumentar a produção de mel nesse período. As pesquisas foram desenvolvidas pela Embrapa Meio-Norte, em Teresina, no Piauí), por meio do Núcleo de Pesquisas com Abelhas.
De acordo com Fábia, avaliou-se em colônias de jandaira (Melipona subnitida) e de uruçu (Melipona scutellaris), o suco de caju (Anacardium occidentale) e o suco de manga (Mangifera indica) como alternativa de alimentação em substituição ao xarope. "O desenvolvimento de cria e de alimentos nas colônias foi acompanhado a cada 28 dias. Verificou-se melhor desempenho das colônias alimentadas com xarope, entretanto, os sucos demonstraram ser uma ótima alternativa para alimentação de abelhas sem ferrão", informa.
Segundo ela, Dessa forma, há o benefício econômico e mesmo ecológico, uma vez que essas abelhas são nativas e responsáveis pela polinização de várias espécies vegetais. Ela justifica que por se tratar de alimentos facilmente encontrados no Nordeste, o caju ea manga, essa tecnologia pode ser aplicada pelo pequeno produtor sem maiores dificuldades.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário