terça-feira, 24 de julho de 2012

MISSA EM SERRITA NO SERTÃO PERNAMBUCANO

Missa e cavalgada agitaram sertão do estado.
Demonstração de fé homenageou quem vive há muito tempo da profissão.

Ao som dos chocalhos e vestidos com roupas de couro, os sertanejos seguiram em uma grande cavalgada até o parque João Câncio, onde foi celebrada a missa em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado em 1954. Ele era primo de Luiz Gonzaga e o crime teria ocorrido por inveja de um companheiro de profissão.
Há mais de 40 anos, a tradicional missa de Serrita reúne centenas de vaqueiros do Nordeste. Em cima dos cavalos, eles participam da celebração, rezam pedindo paz, saúde e agradecem as bençãos alcançadas.
A missa foi criada pelo padre João Câncio, Luiz Gonzaga e pelo poeta Pedro Bandeira, que relembra com saudade o tempo em que o rei do baião participava das celebrações.
No rosto de cada vaqueiro, é possível ver as marcas de uma vida de muito trabalho debaixo do sol forte do sertão, motivo de orgulho para eles.
Na hora do ofertório, os vaqueiros depositaram no altar, objetos do cotidiano e instrumentos usados no pastoreiro dos animais.
No fim da missa foram distribuídos aos vaqueiros queijo e rapadura, alimentos que fazem parte do dia a dia do homem da caatinga.
A missa, em Serrita, é realizada sempre no terceiro domingo de julho.
Do Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário