quarta-feira, 9 de março de 2016

NOTÍCIAS

Cisternas chegam a mais 190 famílias do Oeste Potiguar!
Mais 190 famílias agricultoras do Alto Oeste Potiguar serão beneficiadas, até abril, pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). Segundo a ONG Diaconia, executora do Programa na região, 10 novas comunidades de São Miguel foram selecionadas, na última terça-feira (1º), para receber a tecnologia social de convivência com o Semiárido. A definição coube à Comissão Municipal do P1MC, formada por representantes de associações, sindicatos de trabalhadores/as rurais e lideranças comunitárias locais.

Em fevereiro, a Diaconia concluiu a entrega das primeiras 30 cisternas no município, beneficiando moradores de Porões e Buraco D’água. Neste segundo momento, serão contempladas as comunidades Sitio Guardado, Cachoeirinha, Barreiros, Cachoeira da Capela, Cachoeira da Canafistula, Riacho Fundo, Buraco D’água, Serrinha dos Paulos, Serrinha dos Porfirios e Serrinha dos Alves.

Paralelamente a São Miguel, a Diaconia também avança com a implantação das cisternas de primeira água em Encanto. Até o final de março, a entidade entregará 70 tecnologias em Carnaubinha, Conceição, Encanto de Cima, Ponta da Serra, Valentim, Tataíra e Várzea Nova. “Esta semana, as famílias beneficiadas já participaram do curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), onde aprenderam sobre manejo e tratamento da água”, informa o auxiliar técnico, Edson Silva.

Entre os que já receberam as cisternas do P1MC este ano, o sentimento é de gratidão e esperança. “Nossa vida já mudou. Graças a Deus ganhamos a cisterna, pois, com as dificuldades que a gente vem passando, com essa crise, a gente não teria como construir sozinho. Não precisamos mais comprar água, nem pegar na casa dos outros”, conta a agricultora Maria de Fátima Silva, 42 anos, do Sítio Porões em São Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário