quarta-feira, 16 de março de 2016

NOTÍCIAS

Águas do São Francisco deverão chegar ao RN até dezembro
As águas da transposição do rio São Francisco chegarão ao Rio Grande do Norte até dezembro deste ano. A informação foi transmitida pelo ministro interino da Integração Nacional, Carlos Vieira, em audiência da qual participaram os senadores Garibaldi Filho e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o deputado federal Marcondes Gadelha (PSC-PB) e o secretário de infraestrutura hídrica do Ministério, Osvaldo Garcia.

Durante a reunião, realizada no gabinete do ministro na noite desta segunda-feira (14), Carlos Vieira comunicou que 84% do Eixo Norte e 82% do Eixo Leste estão com suas obras concluídas. Ao todo, a transposição conta com 477 quilômetros de extensão, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, 14 aquedutos e quatro túneis. “O Ministério da Integração tem repassado R$ 250 milhões todos os meses para concluir esta obra gigantesca”, registrou Garibaldi Filho.

Garibaldi Filho lembrou que até recentemente o governo federal trabalhava com a estimativa de entregar a obra apenas em meados de março de 2017. A grande probabilidade de que o Nordeste sofrerá mais um período de estiagem provocaram uma mobilização da bancada federal nordestina no sentido de pressionar o Executivo para a antecipação da entrega da obra.
“As perspectivas da continuidade da seca são assustadoras. Estamos enfrentando, desde 2012, uma estiagem prolongada. Recebemos a grata notícia de que as águas vão chegar em dezembro. Junto com a bancada do Nordeste, vou ficar cobrando para que esta previsão não deixe de acontecer”, afirmou Garibaldi Filho.

Em aparte, o senador Cássio Cunha Lima comentou que a reunião no Ministério da Integração serviu como alento e esperança para as populações da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Ele observou que a a transposição tem que ser encarada como uma obra de Estado e não de Governo. “Não restava outra alternativa para o abastecimento da região se não essa transposição”, opinou.

Fonte: Carlos Skarlack

Nenhum comentário:

Postar um comentário