terça-feira, 22 de março de 2016

NOTÍCIAS

Sem chuvas, órgão prevê que apenas 1 barragem terá água no RN até 2019
Image result for barragem de santa cruz
Barragem de Santa Cruz é a única que deve manter-se com água 
se a estiagem persistir até 2019 (Foto: Anderson Barbosa/G1)
O Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) divulgou nesta segunda-feira (21) o último balanço dos níveis das barragens e açudes que o órgão monitora em todo o estado. Ao todo, são 47 reservatórios. Atualmente, 11 deles estão completamente secos e outros 14 encontram-se no volume morto – como é chamada a reserva técnica que fica abaixo do nível das comportas.

O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos. Dos 167 municípios, 153 estão em estado de emergência por causa da seca prolongada. Destes, 17 estão em colapso, ou seja, a população só tem acesso à água por meio de caminhões pipa ou por poços artesianos. E em 74 municípios, o rodízio no abastecimento ainda garante água nas torneiras.

Ainda de acordo com a análise, feita nestes últimos três dias, caso a estiagem persista, apenas um reservatório deverá manter-se com água até 2019: a barragem de Santa Cruz, que fica em Apodi. Localizado na região Oeste potiguar, o reservatório possui atualmente 179,6 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 29,95% dos 600 milhões de metros cúbicos totais de sua capacidade.
Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário