quinta-feira, 7 de maio de 2015

NOTÍCIAS

Ministros devem apresentar resultados
No encontro da próxima sexta-feira, os governadores do Nordeste pedirão aos ministros que vão participar — Joaquim Levy (Fazenda) e Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) — os resultados das reivindicações que apresentaram à presidente Dilma Rousseff, em março, durante audiência no Palácio do Planalto. As reivindicações foram definidas no encontro de João Pessoa e estavam na carta elaborada na ocasião. 

Entre as reivindicações comuns dos governadores nordestinos, estão instalação de poços, linha de financiamento para para os estados com capacidade de endividamento, a desoneração do Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre as empresas públicas de saneamento básico e a liberação de mais recursos para a saúde e segurança pública.
Image result for poços artesianos
Em 1988, a União entrava com 85% do financiamento da saúde e em 2012 caiu para apenas 45%, prejudicando Estados e municípios. É preciso restabelecer o equilíbrio”, observou o governador de Paraíba Ricardo Coutinho, no dia da audiência com a presidente Dilma Rousseff.
Image result for COMBATE A ESTIAGEM
A abertura de crédito para os estados foi outro assunto discutido na reunião com a presidente. Além de novos financiamentos, foram discutidos a continuidade dos investimentos federais em andamento na região, o apoio à rede pública de saúde, a inclusão do Nordeste como laboratório para o Sistema Único de Segurança Pública e o combate à estiagem.

Marcos Costa Holanda é nomeado como novo presidente do Banco do Nordeste
A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, exoneraram Nelson Antônio de Souza da presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), conforme decreto publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 4.

Para substituí-lo, foi nomeado na mesma edição do documento Marcos Costa Holanda, que é professor de Economia e ligado ao PMDB. Nelson de Souza era diretor do banco desde 2012 e estava no comando da instituição desde julho do ano passado.

Estiagem
Image result for estiagem
Com o fim do período chuvoso no semiárido nordestino, o drama da estiagem vai se repetir em 2015 e, pelo quarto ano consecutivo. Por enquanto, as chuvas continuam, mas sem encher os grandes reservatórios do Estado. A posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), indicou uma melhora na ocorrência de chuvas no restante do mês de abril.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário