Entre as reivindicações comuns dos governadores nordestinos, estão instalação de poços, linha de financiamento para para os estados com capacidade de endividamento, a desoneração do Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre as empresas públicas de saneamento básico e a liberação de mais recursos para a saúde e segurança pública.
Em 1988, a União entrava com 85% do financiamento da saúde e em 2012 caiu para apenas 45%, prejudicando Estados e municípios. É preciso restabelecer o equilíbrio”, observou o governador de Paraíba Ricardo Coutinho, no dia da audiência com a presidente Dilma Rousseff.
A abertura de crédito para os estados foi outro assunto discutido na reunião com a presidente. Além de novos financiamentos, foram discutidos a continuidade dos investimentos federais em andamento na região, o apoio à rede pública de saúde, a inclusão do Nordeste como laboratório para o Sistema Único de Segurança Pública e o combate à estiagem.
Para substituí-lo, foi nomeado na mesma edição do documento Marcos Costa Holanda, que é professor de Economia e ligado ao PMDB. Nelson de Souza era diretor do banco desde 2012 e estava no comando da instituição desde julho do ano passado.
Estiagem
http://tribunadonorte.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário