sexta-feira, 29 de maio de 2015

NOTÍCIAS

A situação é bastante crítica, diz secretário da Semarh sobre reservatórios do RN
O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh), Mairton França, declarou em sessão na Câmara Municipal de Mossoró, nesta quinta-feira, 28, que a situação do Rio Grande do Norte, a respeito da seca, é bastante crítica.

De acordo com Mairton França, o Estado está em média com 24% somente da capacidade de reservação de água, “em outras palavras, a gente está em uma situação crítica, esse é o quarto ano de seca e isso faz com que boa parte dos rios estejam totalmente secos”.
Resultado de imagem para acude itans caico
O secretário entende que entre os fatores que vêm comprometendo os recursos hídricos do Estado, a falta de conscientização por parte da população, ainda é o maior dele.

“O que é preciso mudar é a cultura das pessoas, no sentido da conscientização no uso dos recursos hídricos, pois a falta de preservação ambiental desses recursos, e o uso excessivo sem controle deles é o que precisa ser trabalhado e está sendo pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN ”, diz ele.
Resultado de imagem para acude gargalheira seca
Segundo ele, a falta de integração entre as cidades que formam as bacias hidrográficas do RN, também tem se configurado como um problema.

Em sua fala, o secretário destacou que o Rio Apodi-Mossoró possui a segunda maior bacia hidrográfica do Estado, abrangendo cerca de 52 municípios, o que ocupa 1/3 do território do Estado.
Sobre o Rio Apodi-Mossoró, o Mairton afirma que há alguns projetos na Semarh, até então ‘engavetados’, como o projeto de “Revitalização e Concepção do Rio Apodi-Mossoró”, e o da revitalização da Barragem de Genésio e Passagem de Pedra, em Mossoró.

Um dos projetos apontados pelo secretário para atuar na revitalização do Rio Apodi-Mossoró é a criação de parques urbanos.
O secretário ressaltou ainda que vários estudos feitos em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) tem contribuído bastante para os projetos de preservação do rio, como é o caso do Plano de Manejo.

De acordo com Mairton, a situação do RN não é única, mas está sendo vivida em todo o país. É o caso, segundo ele, do açude Castanhão, do Vale do Jaguaribe, no Ceará, que está hoje com menos de 19% da sua capacidade, e o Cantareira em São Paulo.

Mossoró Hoje
Via: http://muralderiachodacruz.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário