segunda-feira, 4 de maio de 2015

NOTÍCIAS

El Niño é ameaça
A possibilidade de El Niño em 2015 é três vezes maior que o normal, segundo o escritório de meteorologia do governo da Austrália, ao manter seu alerta para a possibilidade de estabelecimento de um El Niño neste ano. As temperaturas da superfície da região tropical do Oceano Pacífico já estão acima do limite de formação do El Niño, e os ventos continuaram mais fracos que a média por várias semanas. “Isso sugere que alguma ligação entre o oceano e a atmosfera pode estar ocorrendo”, informou o escritório, em nota. Se esse padrão se mantiver ou se fortalecer, haverá a formação do fenômeno. O El Niño está associado a chuvas torrenciais no sul dos Estados Unidos e no Peru, e a seca no oeste do Pacífico, inclusive na Austrália.


El Niño no Brasil
O fenômeno provoca chuvas fortes no inverno na região Sul e seca no Norte e no Nordeste. Todos os modelos climáticos internacionais pesquisados pelo escritório do governo australiano indicam que as temperaturas do Oceano Pacífico continuarão acima do limite de formação do El Niño ao menos até a primavera (do Hemisfério Sul).

Programa
Image result for beneficiados pelo Programa Água Para Todos.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos continua a mobilização para formar as comissões gestoras dos municípios a serem beneficiados pelo Programa Água Para Todos. O programa do Governo Federal é voltado para o semiárido nordestino e uma das âncoras do plano de erradicação da miséria. Estão disponibilizando R$ 22,7 milhões para a implantação de 145 pequenos sistemas de abastecimento e construção de 80 barreiros.

Semiárido
Mais chuvas na semana que passou foram registradas em todas as regiões do Estado. Com o detalhe de ter sido em volume bem menor do que o registrado durante a semana anterior. A partir de agora, as chuvas deverão ser mais intensas no litoral agreste com a presença da Zona de Convergência Intertropical. No semiárido começa o período seco. Em abril, a defasagem das chuvas no Ceará passou dos 33%.

Cadastro
Image result for Cadastro Rural Ambiental (CAR
Prorrogado por mais um ano o prazo - terminaria na próxima terça-feira - de preenchimento do Cadastro Rural Ambiental (CAR). Já a UFRN promove, quinta-feira próxima (7), o debate “Lei da Água (o novo Código Florestal): um debate necessário”. Terá a exibição do filme “Lei da Água” e, em seguida, uma discussão sobre o tema, contando com instituições envolvidas com a questão ambiental no estado, das 19h às 22h, no auditório da Reitoria.

Água para irrigação
O Secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Paulo Roberto Cordeiro, anunciou um projeto piloto de dessanilização das águas, durante uma reunião com empresários na Fiern. Cordeiro apresentou o planejamento estratégico para um período de 10 anos (2015-2025) e defendeu a implantação de uma usina de dessalinização de água do mar, um projeto piloto capaz de atender a uma cidade de 30 mil habitantes, a ser abastecida 100% por este sistema, sendo o excedente utilizado para a agricultura irrigada. Um fabricante de porte mundial de usina, que fará 100% do investimento que servirá de base para um programa a ser lançado em grande escala em um grande número de municípios, através da modalidade de PPP.

Vacinação 
Image result for febre aftosa no RN
Já está em vigor o período de vacinação de bovinos e bubalinos, contra a febre aftosa no RN. Vacinar bichos com e sem chifres, até 31 de maio próximo, para garantir a imunidade.
laf@tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário